Critérios para Teses e Dissertacoes

A tese é um trabalho feito para obtenção do grau acadêmico com uma proposta a ser defendida de acordo com o estudo feito e curso.

Na universidade, a dissertação é um trabalho que visa à obtenção do grau acadêmico de mestre, ou seja, é um estudo teórico de natureza reflexiva, que consiste na ordenação de idéias sobre um determinado tema. A característica básica da dissertação é o cunho reflexivo-teórico. Dissertar é debater. Discutir. Questionar. Expressar o nosso ponto de vista, qualquer que seja. Desenvolver um raciocínio, desenvolver argumentos que fundamentem nossa posição. Polemizar, inclusive, com opiniões e com argumentos contrários aos nossos. Estabelecer relações de causa e conseqüência.

Na Monografia (dissertação) para a obtenção do grau de mestre, além da revisão da literatura, é preciso dominar o conhecimento do método de pesquisa e informar a metodologia utilizada na pesquisa.

Dissertação científica ou simplesmente exercitação é o trabalho feito nos moldes da tese com a peculiaridade de ser ainda uma tese inicial ou em miniatura. A dissertação tem ainda finalidade didática, uma vez que constitui o grande treinamento para a tese propriamente dita.
Fonte

Com isso, espera-se que o autor seja coerente com os temas abordados e a reflexão seja contemporânea, com isso, as normas da NBR/ABNT devem ser respeitadas, como as referências bibliográficas, as citações, o sumário, apêndice, lombada, entre outros; além de uma proposta aberta a todos, fazendo a disponibilização on-line.

Biblioteca UFRGS
Teses e Dissertações da UFSC
Teses da USP
Banco de Teses da CAPES

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 License.