Glossário

A oficina tem como intuito a criação de um glossário para facilitar o esclarecimento sobre os termos utilizados e auxílio maior ao usuário com a utlização de certos termos de colocação ímpar na oficina.

A

apud:
Significa "citado por". Nas citações é utilizada para informar que o que foi transcrito de uma obra de um determinado autor na verdade pertence a um outro.
Ex.: (Napoleão apud Loi) ou seja, Napoleão "citado por" Loi

Acessibilidade Digital
Veja e-acessibilidade

B
Base de dados
Conjunto ordenado de dados que se encontram armazenados e sobre os quais é possível realizar diversas operações: administração dos dados, consulta dos dados, pesquisa dos dados, etc.. Deste modo, a informação registada numa ocasião específica pode ser localizada e classificada pelos seus mais diferentes aspectos e da forma mais rápida possível. As bases de dados são a raiz dos elementos mais complexos do cibermundo actual, sendo a base dos motores de pesquisa da Internet, dos sistemas informáticos centrais das companhias aéreas, bancos, etc.

Browser (Navegador)
Programa de aplicação cliente que permite acessar, por meio de uma interface gráfica (Windows), de maneira aleatória ou sistemática, informações diversas, contendo textos, imagens e gráficos, sons, etc. O acesso ao servidor remoto, que pode ou não estar ligado à Internet, pode ser feito via rede local ou modem.

C
Ciência:
É um conjunto organizado de conhecimentos relativos a um determinado objeto conquistados através de métodos próprios de coleta de informação.

Citação:
É quando se transcreve ou se refere o que um outro autor escreveu. Muito presente em artigos, peródicos.

Conhecimento Científico:
É o conhecimento racional, sistemático, exato e verificável da realidade. Sua origem está nos procedimentos de verificação baseados na metodologia científica.

Correio eletrônico
O e-mail é um meio de comunicação baseado no envio e recepção de textos, chamados de mensagens, através de uma rede de computadores. Cada usuário de e-mail possui um endereço Internet para corresponder-se.

D
Dissertação:
É um trabalho de pesquisa, com aprofundamento superior a uma monografia, para obtenção do grau de Mestre, por exigência do Parecer 977/65 do então Conselho Federal de Educação.

Domínio público, (software de)
Programa disponível publicamente, segundo condições estabelecidas pelos autores, sem custo de licenciamento para uso. Em geral, o software é utilizável sem custos para fins estritamente educacionais, e não tem garantia de manutenção ou atualização. Um dos grandes trunfos da Internet é a quantidade praticamente inesgotável de software de domínio público, com excelente qualidade, que circula pela rede. Ver também: shareware

Download
O processo de se transferir uma cópia de um arquivo em um computador remoto para outro computador através da rede; o arquivo recebido é gravado em disco no computador local. O computador de onde os dados são copiados é subentendido como "maior" ou "superior" segundo algum critério hierárquico, enquanto o computador para o qual os dados são copiados é subentendido "menor" ou "inferior" na hierarquia. O sentido literal é, portanto "puxar para baixo".

E

e-acessibilidade [ Acessibilidade Digital ]
Conceito que inclui os direitos e capacidade das pessoas com deficiência de ganharem maior integração na Sociedade da Informação e na economia através das TIC.

et al. (et alli):
Significa "e outros". Utilizado quando a obra foi executada por muitos autores.
Ex.: Numa obra escrita por Helena Schirm, Maria Cecília Rubinger de Ottoni e Rosana Velloso Montanari escreve-se: SCHIRM, Helena et al.

e-mail
Correio eletrônico.

Endereço Internet
O e-mail, é formado por usuário@dominio. Exemplo: rb.moc.sdten|odnargh#rb.moc.sdten|odnargh. Para acesso às páginas de um site WWW utilize protocolo://www.dominio. Exemplo: http://www.netds.com.br. No exemplo acima, a classificação da organização é: com (comercial), edu (educacional), gov (governo), mil (órgão militar), org (outra organização) e net (gateway ou host). O identificador de país utiliza geralmente duas letras: br (brasil), au (austrália), …, exceto para os Estados Unidos que não utiliza.

G
Glossário:
São as palavras de uso restrito ao trabalho de pesquisa ou pouco conhecidas pelo virtual leitor, acompanhadas de definição.

H
Hyperlink [ Hiperligação ]
Hiperligação. Muitas vezes abreviado apenas para link. é uma parte fundamental do HTML e permite a navegação fácil e rápida entre páginas da World Wide Web. As hiperligações distinguem-se normalmente por serem palavras ou frases destacadas em azul e sublinhadas.

Hypertext [ Hipertexto ]
Hipertexto. Textos ligados entre si. O clique sobre uma hiperligação (hyperlink) situado num texto, conduz o utilizador a um outro texto cujo conteúdo está vinculado com o anterior. O hipertexto – termo criado em meados dos anos 60 por Ted Nelson – é o princípio básico da World Wide Web.

I
Índice (ou Índice Remissivo):
É uma lista que pode ser de assuntos, de nomes de pessoas citadas, com a indicação da(s) página(s) no texto onde aparecem. Alguns autores referem-se a Índice como o mesmo que Sumário.

Internet
Contracção dos termos Interconected Network. O conjunto de redes de computadores mundiais ligadas entre si através do protocolo TCP/IP. O termo é muitas vezes usado para designar a World Wide Web, que através da facilidade da linguagem HTML e da utilização desta forma gráfica de publicar informação se tornou o centro da actividade Internet. A Internet foi criada em 1969 com a ARPAnet e rapidamente estendeu a rede de ligações entre diferentes computadores integrados em redes militares e de centros de investigação. Actualmente é um dos meios de comunicação de maior importância e liga virtualmente todos os países do mundo.

Internet Explorer
Navegador (browser) da web desenvolvido pela Microsoft.

Introdução:
É o primeiro capítulo de um relatório de pesquisa, onde o pesquisador irá apresentar, em linhas gerais, o que o leitor encontrará no corpo do texto. Por isso, apesar do nome Introdução, é a última parte a ser escrita pelo autor.

J
Justificativa:
É a parte mais importante de um projeto de pesquisa já que é nesta parte que se formularão todas as intenções do autor da pesquisa.
A justificativa num projeto de pesquisa, como o próprio nome indica, é o convencimento de que o trabalho de pesquisa é fundamental de ser efetivado. O tema escolhido pelo pesquisador e a hipótese levantada são de suma importância, para a sociedade ou para alguns indivíduos, de ser comprovada.
Deve-se tomar o cuidado, na elaboração da justificativa, de não se tentar justificar a hipótese levantada, ou seja: tentar responder ou concluir o que vai ser buscado no trabalho de pesquisa. A justificativa exalta a importância do tema a ser estudado, ou justifica a necessidade imperiosa de se levar a efeito tal empreendimento.

K
Keyword ou palavra-chave
Palavra usada em ferramentas de busca ou base de dados, que traz em si o significado de um assunto; através dela, é possível localizar esse assunto.

L
Login
O login éo nome que o usuário utiliza para acessar o servidor da rede. Para entrar na rede, você precisa digitar sua identificação (login), seguido de uma senha (password).

M
Método:
A palavra método deriva do grego e quer dizer caminho. Método então, no nosso caso, é a ordenação de um conjunto de etapas a serem cumprias no estudo de uma ciência, na busca de uma verdade ou para se chegar a um determinado conhecimento.

Metodologia:
"Methodo" significa caminho; "logia" significa estudo. É o estudo dos caminhos a serem seguidos para se fazer ciência.

Monografia:
"Mono" significa um, "grafia" significa escrita, ou seja, escrito por um. É um estudo científico, com tratamento escrito individual, de um tema bem determinado e limitado, que venha contribuir com relevância à ciência.

N
Navegação
Ato de conectar-se a diferentes computadores da rede distribuídos pelo mundo, usando as facilidades providas por ferramentas como browsers Web. O navegante da rede realiza uma "viagem" virtual explorando o ciberespaço, da mesma forma que o astronauta explora o espaço sideral.

O
Objetivos:
A definição dos objetivos determina o que o pesquisador quer atingir com a realização do trabalho de pesquisa. Objetivo é sinônimo de meta, fim. Os objetivos podem ser separados em Objetivos Gerais e Objetivos Específicos.

P
Paráfrase:
É a citação de um texto, escrito por um outro autor, sem alterar as idéias originais. Ou, eu reproduzo, com minhas próprias palavras, as idéias desenvolvidas por um outro autor.

Palavra-chave ou keyword
Veja keyword

PDF [ Portable Document Format ]
Portable Document Format (PDF) é um formato de ficheiro desenvolvido pela Adobe Systems para representar documentos de maneira independente do software e hardware usado para criá-lo. Num ficheiro PDF as especificações do ficheiro (negrito, itálico, tipo e tamanho de letra, etc) são armazenadas e visualizadas sempre da mesma forma, independentemente da plataforma, sistema operativo e programa

Pesquisa:
É a ação metódica para se buscar uma resposta; busca; investigação.

Problema:
É o marco referencial inicial de uma pesquisa. É a dúvida inicial que lança o pesquisador ao seu trabalho de pesquisa.

R
Resenha:
É uma descrição minuciosa de um livro, de um capítulo de um livro ou de parte deste livro, de um artigo, de uma apostila ou qualquer outro documento.

S
Search Engine
Motor de pesquisa ou motor de busca. Base de dados cujo conteúdo são ligações que se remetem a páginas web ou a recursos da Internet em geral, e que permitem uma consulta de várias maneiras. Por exemplo, com a ajuda de um motor de pesquisa encontram-se conceitos que incluem uma determinada palavra ou se centram num tema em concreto, e cuja endereço exacto, não é conhecido.

Sociedade da Informação
De acordo com a definição da Comissão Europeia, é sinónimo daquilo que se designa pela expressão «novas tecnologias da informação e da comunicação» (NTIC). Trata-se da Sociedade do Conhecimento que utiliza as TIC para atingir esse conhecimento (ensino à distância, serviços de aprendizagem, tele-trabalho, empresas virtuais, serviços de saúde em linha, etc.).

T
Técnica:
É a forma mais segura e ágil para se cumprir algum tipo de atividade, utilizando-se de um instrumental apropriado.

Teoria:
"É um conjunto de princípios e definições que servem para dar organização lógica a aspectos selecionados da realidade empírica. As proposições de uma teoria são consideradas leis se já foram suficientemente comprovadas e hipóteses se constituem ainda problema de investigação" (Goldenberg, 1998: 106-107)

Tese:
É um trabalho semelhante a Dissertação, distinguindo-se pela efetiva contribuição na solução de problemas, e para o avanço científico na área em que o tema for tratado.

Tópico:
É a subdivisão do assunto ou do tema.

Y
Yahoo
Site catálogo para pesquisa de assuntos variados na Internet.

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 License.